Doar

Cuidados com um gato
    Os gatos não costumam tomar muita água, portanto a opção da ração que não seja seca é chamativa aos olhos do dono preocupado, mas você precisa saber qual a melhor ração. A de sachê, por exemplo, como fonte principal de alimento, não é ideal. Outra opção é manter uma fonte de água corrente, pois os gatos não tomam água parada, por isso não é raro encontrá-los pulando nas pias para matar a sede.

    Quanto ao lazer, você terá que dispor de tempo para brincar com o gato, para isso tem diversas opções de brinquedos no mercado para você brincar com seu bichano e outros para ele se divertir enquanto você não está em casa.
Aproveita o verão com o seu gato
  • Ofereça bastante água fresca e mantenha sempre um local sombreado para ele dormir e abrigar-se do calor.
  • Verifique suas patas frequentemente, já que o alcatrão do asfalto pode ficar aderido entre os coxins.
  • Mantenha seu jardim livre de plantas venenosas para gatos.
  • Mantenha a vacinação em dia. Os animais silvestres são muito ativos no verão, e suas mordidas podem ser perigosas para o seu gato. Caso seu gato seja mordido, consulte seu veterinário imediatamente.
  • Providencie para seu gato uma coleira com placa de identificação contendo seu telefone para que ele possa ser localizado caso vá para muito longe de casa.
Saúde
Muitos donos não sabem que, assim como os cães os gatos também devem ser vacinados.

Graças à vainação,hoje os gatos já podem ser protegidos contra uma doença grave e muitas vezes fatal: a Enterite lnfecciosa dos Felinos (internacionalmente conhecida por F.l.E.). Esta doença é por vezes designada "Gripe dos Gatos'" o que leva a confundi-la com outra virose associada a corrimento dos olhos e do nariz.

A vacinação é feita em duas etapas, a primeira dada geralmente por volta das 8 semanas e a segunda, por volta das 12 semanas ou a critério do veterinário. Uma única dose de reforço por ano ajuda a manter a imunidade.
Como cuidar de um gato filhote
O filhote de gato que é criado dentro de casa não tem como saber onde pode ou não fazer xixi. O ideal é que seja reservado um cantinho da casa propício e deixar uma caixinha com areia higiênica, que deve ser trocada toda semana. Se tiver essa caixa com areia, aí sim seu gato por instinto felino vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá.

Com a caixa de areia, aí sim seu gato, por instinto felino, vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá. Deve-se deixar no mínimo uma caixa de areia para cada gato e uma a mais, e em caso de ter um filhote de gato só, e a casa for grande, deve-se deixar caixas de areia em mais de um lugar da casa.